O que falta nas pessoas é empatia!


  Ontem, quando perdi a minha cachorrinha, depois de quatorze anos juntas, foi uma barra. Uma tristeza, contudo, ao deitar em minha cama comecei a refletir. Acho que todo mundo quando deita, começa a pensar, seja no futuro, em algo que queira muito, ou em simulações que, talvez nunca irá acontecer, ou até mesmo nas ações das pessoas. Como eu pensei.
  Acho que, quando perdemos alguém querido, ou passamos por uma situação difícil, o mínimo que esperamos das pessoas, principalmente aquelas que achamos que são próximas, é uma mensagem de 'oi como você está? Vi o que houve' ou um simples 'meus sentimentos'. Não precisa nem estender o assunto, sabe? É apenas essa mensagem que faz mudar o nosso dia.
  E foi nessa ocasião triste que cheguei a conclusão de que muitos precisam aprender o que é empatia e colocá-la em prática. Segundo o dicionário, empatia significa,  a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Agora está na hora de colocar em prática, vamos lá pessoal, não deve ser difícil.
  Já imaginou o que a pessoa que você fez piadinha sobre a cor da pele, sobre o cabelo dela, ou sobre a orientação sexual dela sentiu? A mágoa? A insegurança e medo de ser quem ela é? As incertezas que você trouxe com aquele comentário 'nossa, você é da cor do petróleo' ou algo parecido?
  Casos frequentes que temos a falta de empatia em evidência é, quando passamos pela situação difícil. Se você, sabe que a pessoa está passando por uma barra, por qual motivo não manda uma mensagem? Não liga? Mesmo que vocês estejam brigados, separados, mostre a empatia. Ou mesmo que vocês não sejam próximos, manda uma mensagem perguntando se está bem, se quer conversar sobre! Coloque-se no lugar da pessoa.
  Não precisa estender o assunto, só uma gentileza já é o suficiente. Acredite, você se sentirá melhor e a pessoa também.
  Esse ano, uma das minhas promessas era ser good vibes, acreditem se quiser. Eu queria sempre tirar algo bom de tudo que me acontecesse. E adivinha? No começo é difícil, sim, muito difícil. Ainda mais quando estamos acostumados a jogar a culpa em alguém né? 'Ah, mas por que você fez isso? Se não tivesse feito isso não teria acontecido aquilo'. É difícil porém, quando aprendemos a mudar nossa mente fica mais fácil de se lidar com tudo.  E, depois de cinco meses aprendendo a tirar uma lição boa, posso dizer. Minha empatia, apesar de precisar melhorar, já está muito boa.
 Não ligo se a pessoa me fez mal de algum modo, se eu conseguir amadurecer com aquela situação, ótimo. Não falo com a pessoa mas sei que ela está passando por um perrengue? Mando uma mensagem, falando que pode contar comigo pra conversar. É disso que precisamos galera!
  Não vou estender o texto por motivos de que pode ficar enorme. Contudo, lembrem-se, faça aquilo que gostariam que fizessem com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá venho visitar nosso Blog néh?

Que tal deixar seu comentario aqui em baixo em?
Mas lembre-se:
-Não xingar
-Não ofender ninguém
-Se quiser que retribua visita deixe link's no comentarios : )

A idade tão esperada - Todos os direitos reservados | Layout por Algodão Doce Design